
Em entrevista ao De Olho na Cidade, na tarde desta quarta (27), a secretária de educação do município, Anacy Bispo afirmou que já existe um planejamento para contemplar toda a rede municipal até o final do mês de fevereiro, possibilitando assim o retorno das aulas.
“Estamos adquirindo materiais e equipamentos digitais e precisamos concluir este processo em tempo hábil, temos um calendário com esta proposição, a ideia é dar continuidade ao ano letivo de 2020. Os alunos tiveram 28 dias letivos ano passado, vamos concluir isso, temos que cumprir 100% da carga horária e vamos até julho de 2021, durante este período, faremos uma nova matrícula e os alunos já começam em agosto o ano letivo 2021 e entrarão um pouco no próximo ano para dar continuidade e finalizar.”, contou.
Segundo a secretária, o município vai adotar uma metodologia de recursos on-line e off-line e está fazendo um levantamento através de questionários com os professores, diretores e famílias. “Pedimos principalmente que as famílias mantenham contato com as unidades e respondam este questionário para sabermos das necessidades. Teremos núcleos implantados nas escolas, computadores inseridos, com todo o suporte tecnológico. As escolas acima de 100 alunos terão 15 computadores, e com essa previsão vamos seguir com o máximo de 25 máquinas em escolas acima de 1000 alunos.”, disse.
A prefeitura está adquirindo através de licitação cerca de 3700 computadores, entre eles Chromebooks. “Eles são móveis, estrão instalados em carrinhos, no ambiente escolar, terão fonte de alimentação e chegarão ao aluno no ambiente em que serão montados. Pretendemos voltar nos três horários, existirá um agendamento. Ainda não pretendemos atender as crianças de 0 a 3 anos. Estamos com a proposição, seguindo essa linha de mídias interativas não presencias no primeiro semestre, para as áreas sem internet, vamos utilizar o recurso de TV e de último caso, material impresso. O importante é que essa interrupção seja encerrada, se no segundo semestre as coisas melhorarem, vamos iniciar as atividades híbridas e também o rodízio, onde vamos dividir as turmas em duas e dividir a semana em três, duas para cada grupo, para contemplar o total das turmas. Toda a dinâmica está sendo pensada com alimentação, momento de recreação e tudo o que se faz necessário.”, explicou.
A secretária também afirmou que está buscando referências fora de Feira de Santana, e já esteve em Salvador na última semana, conhecendo e conversando com profissionais da área de educação. “Não dá para copiar igual, a nossa realidade é diferente, as características são específicas, as boas experiências podem remodelar a nossa organização, tem uma experiencia com TV e outras que podemos aprimorar, é importante que busquemos parcerias, elas só enriquecem, fortalecem, temos que trazer o que foi positivo, lógico, dentro da nossa realidade, temos equipe, professores qualificados, e estamos melhorando o nosso olhar dentro daquilo que já vemos todos os dias.”, disse.
0 comentários:
Postar um comentário