A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando uma mega operação de vacinação contra a Covid-19, com a aplicação da primeira e segunda dose no município de Feira de Santana.
Na UniFTC, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), está acontecendo aplicação da primeira dose para gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto) e nascidos até o ano 2000, ou seja, com 21 anos. A vacinação acontece das 8h às 17h. Quem tem mais de 21 anos e ainda não foi vacinado também pode receber a dose.
Em entrevista ao Programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade News FM, o Secretário de Saúde Marcelo Brito, frisou que a vacinação está correndo de forma satisfatória, e pediu paciência para a população, frente às grandes filas.
“Goje é um dia forte, muito volume de vacinação, vamos passar essa semana com muitas pessoas procurando vacinação. Tivemos um grande volume de vacinados com pfizer, que estão retornando para a segunda dose, nessa semana e na próxima, estaremos com o maior volume de pessoas para se vacinar. Já estamos estendendo a vacinação, e provavelmente estaremos vacinando 18 anos na próxima semana, e por isso precisamos pedir paciência e calma para a população, pois nessa semana e na próxima teremos uma maior quantidade de pessoas a procura de vacinas”. Contou.
Marcelo frisou ainda que não existe uma forma de descentralizar a vacinação de 1° e 2° dose da UNIFTC, por conta da necessidade especial da vacina da Pfizer.
“Temos uma dificuldade em descentralizar o local de aplicação da vacina, pois a vacina da Pfizer é uma vacina de difícil manuseio, precisamos centralizar essa vacinação, por conta da dificuldade com a chegada na temperatura ideal do imunizante”. Disse.
Para ser vacinado é obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.
É exigido para as puérperas e gestantes uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios.
Eventos com 500 pessoas
Na semana passada, a Prefeitura de Feira de Santana autorizou a realização de festas particulares com até 500 pessoas, mas chegou a frisar que os promotores de eventos devem ter a responsabilidade em seguir as medidas de segurança contra o coronavírus, estabelecidas no último decreto municipal.
Sobre esse assunto, o secretário de saúde informou que está vendo essa retomada dos eventos com cautela e preocupação, já que ainda não podemos deixar as medidas protetivas de lado.
“Nós estamos vendo isso com preocupação, queremos que as pessoas vejam isso com responsabilidade. Qual o desejo das pessoas? Que volte a fechar tudo? Que voltemos a lotar os hospitais? Os promotores dos eventos têm a obrigatoriedade de fiscalizar, e caso não cumpram à risca as regras, o local será fechado pelos órgãos da prefeitura”. Contou.

0 comentários:
Postar um comentário