Conscientização e mutirões impulsionam procura pelo exame, que detecta precocemente o câncer de mama
A campanha de conscientização sobre o exame de mamografia está impactando a saúde e o bem-estar das mulheres em Feira de Santana. Apenas na primeira semana de janeiro de 2024, o Centro Municipal Diagnóstico por Imagem (CMDI) já realizou 1.534 mamografias, um recorde histórico para o período.
Em 2023, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia municipal que administra o CMDI, registrou um total de 98.294 exames de mamografia, um aumento de 50,85% em relação a 2022 e 30,89% em relação a 2021. O Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro, reforça a importância do exame para a saúde das mulheres.
A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destaca a importância do rastreamento do câncer de mama e do serviço oferecido pelo CMDI.
“A Prefeitura, através do Programa de Saúde para a Mulher, visa conscientizar mulheres entre 50 e 60 anos, ou com histórico familiar de câncer de mama, sobre a importância da detecção precoce da doença. Elas podem solicitar o exame com guia médica ou diretamente no balcão de atendimento do CMDI. Nenhuma mulher deixará de fazer a mamografia por falta de acesso”.
A diretora do CMDI, Madalena Sobral, atribui o aumento da procura às campanhas de conscientização e aos mutirões realizados. “Em 2022, foram realizadas 66.309 mamografias no CMDI, com 74 casos positivos de câncer. Em 2023, com o reforço das campanhas, esse número subiu para 98.294 exames, com 63 casos positivos. Isso demonstra que as mulheres estão mais conscientes da importância da detecção precoce, mesmo sem apresentar sintomas”.

0 comentários:
Postar um comentário