TRE

Acessibilidade nas Eleições: TRE organiza votação com seções adaptadas em Feira de Santana





 A menos de um mês para as eleições municipais de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já está organizando as zonas de votação de Feira de Santana e região. Pensando nisso, a acessibilidade dos eleitores deve ser primordial para evitar transtornos no próximo dia 6 de outubro.

Gabriela Queiroz, analista judiciária da zona 154 trouxe esclarecimentos para aqueles eleitores que possuem uma mobilidade reduzida ou são portadores de algum tipo de deficiência. Os direitos de acessibilidade valem para todas as zonas do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia.

“Em atenção aos eleitores com mobilidade reduzida ou pessoas com deficiência, eles sinalizam a Justiça Eleitoral, vêm e mencionam que têm mobilidade reduzida ou são pessoas com deficiência e nós colocamos em seções com acessibilidade. Nem todas as nossas escolas têm as seções com acessibilidade, mas aqueles que estão em seções sem acessibilidade são colocados em seções mais próximas à porta, por exemplo, para que não precise percorrer uma distância maior. Pessoas também com deficiência visual, eles têm um fone de ouvido descartável para ouvir as opções da urna, saberem exatamente o que estão apertando, em quem estão votando”

Em cada local de votação há a presença de um representante da coordenação de acessibilidade justamente para garantir a mobilidade das pessoas, orientando melhor os mesários em caso de dúvida e aos próprios eleitores com mobilidade reduzida.

“Orientando quais são os direitos, se pode levar um acompanhante, se não pode votar com acompanhante, devido a cada situação”.

A analista explicou que no último dia 30 de agosto foi encerrado o prazo de transferência temporária para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, indígenas, quilombolas, presos provisórios, solicitassem a mudança de local. 

Sobre o Compromisso com a Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.