BAHIA SAÚDE

Março Mulher tem atendimento ampliado nas Policlínicas Regionais de Saúde da Bahia, com oferta de 23 mil serviços

 Março Mulher tem atendimento ampliado nas Policlínicas Regionais de Saúde da Bahia, com oferta de 23 mil serviços

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Ainda eram 9h da manhã, deste sábado (15), quando a costureira Maria Ilza de Oliveira Silva, 50 anos, já tinha passado por atendimento odontológico, feito preventivo e realizado exame de mamografia. Todos esses serviços de saúde estão concentrados em duas Policlínicas de Salvador: Narandiba e Escada, e faz parte de uma série de ações promovidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesab), durante o Março Mulher. Somente na capital baiana, serão realizados 23 mil atendimentos em três finais de semana deste mês: 15 e 16, 22 e 23, e 29 e 30.

Ainda há cinco mil vagas abertas e o agendamento pode ser realizado através do portal BA.GOV. No total, mais de 51 mil serviços estão sendo disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Sesab, em toda a Bahia. O agendamento é feito exclusivamente online, e cada usuária poderá escolher até três serviços, selecionando a data e o turno do atendimento.

“Tenho um cisto na mama direita e outro, na mama esquerda. Geralmente faço a mamografia em clínica particular todo ano, mas agora eu não tive condições de pagar e resolvi procurar o Estado. Eles são tão cuidadosos que nem doeu. O atendimento foi super tranquilo e rápido. Nota 10! Cheguei às 7h e já consegui fazer um check-up importante”, declarou Maria Ilza, satisfeita com o atendimento e na torcida para que a ação seja realizada mais vezes ao longo do ano.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes. É o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil, causada pela multiplicação desordenada de células da mama.

A enfermeira e coordenadora da Unidade Móvel de Mamografia da Policlínica de Narandiba, Fabiana Leite, pontuou que o exame é considerado o principal instrumento para a detecção precoce do câncer de mama. “Toda mulher, a partir de 40 anos, deve fazer mamografia anualmente. Aqui estamos realizando a digital, considerada a mais eficaz para a detecção da doença com padrão ouro. Após a realização do exame, essa paciente é convocada, se tiver alguma alteração, ela dará seguimento ao tratamento, em uma das unidades de saúde do estado”.  

Durante esses três finais de semana, serão realizados nas Policlínicas de Narandiba e Escada, ambas na capital, 23 mil atendimentos, incluindo consultas médicas, exames, preventivos, rastreamento de câncer de mama e do colo do útero, além de atividades de acolhimento e autocuidado. São serviços como mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, consultas com mastologista, ginecologista, cirurgia geral, oftalmologia, nutrição, preventivo, exames laboratoriais e odontologia.

Durante o mês de março, dedicado às mulheres, a Sesab oferta serviços importantes que complementam à atenção primária, fazendo com que as demandas reprimidas sejam atendidas, dando acesso a serviços de imagens, consultas e cirurgias eletivas. “Aqui em Narandiba, temos 16 especialidades. Além da prevenção precoce, esse cuidado serve de alerta, para que a gente possa diagnosticar e tratar doenças como câncer de mama e do colo do útero precocemente”, explicou Edvaldo Gomes, coordenador da ação Saúde Mais Perto, no Março Mulher.

Além da capital, 24 municípios baianos receberão ações intensificadas de atendimento à mulher, em parceria com as Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres. Em nove cidades-sede de Policlínicas Regionais – Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Salvador, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista – será realizado o Dia M, em 22 e 23 de março, reforçando os serviços de saúde voltados ao público feminino. Outros 15 municípios terão atividades intensificadas, articuladas em parceria com as prefeituras.

O atendimento foi bastante elogiado por quem esteve nas policlínicas, como a camareira Márcia da Silva Simeão, 45 anos, moradora do bairro de Narandiba. “Fiquei sabendo da ação por uma amiga e agendei pela internet. Desde a marcação foi muito bom. Vim fazer a mamografia, exames de laboratório e consulta com o dentista. Foi tudo maravilhoso, da triagem à consulta”, disse.

“Tem um ano que realizei o último preventivo e hoje estou aqui aproveitando a oportunidade de um serviço rápido, prático, eficiente. É o segundo ano que participo dessa iniciativa e o atendimento, desde a recepção, foi ótimo. Essa é uma grande oportunidade de nos cuidarmos, de conhecermos o nosso corpo e buscar tratamento, se houver necessidade”, pontuou Cássia Natividade, 52 anos, pedagoga.

Adriana Mercei de Sousa Mello, 43 anos, educadora social, ressaltou o bom atendimento prestado pela equipe de dentistas no Odontomóvel, onde estão sendo realizados serviços de limpeza, restauração, canal e extração. “Equipe maravilhosa, não senti nada, foi ótimo e super rapidinho, perfeito”, contou.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

Sobre o Compromisso com a Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.