O Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), anunciou no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (23), o resultado da licitação para contratação de empresa especializada para a execução da obra de restauração da fachada da Igreja Senhor dos Passos, localizada no município de Feira de Santana. A empresa vencedora do certame foi a Romas Engenharia e Consultoria, com o valor de R$ 1,5 milhão.
A decisão de restaurar a fachada da igreja foi motivada pela necessidade de reparos emergenciais, após a ocorrência de incidentes de queda de fragmentos dos pináculos, adornos que coroam a fachada. Vistorias conjuntas realizadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Conder, Prefeitura de Feira de Santana, Paróquia do Senhor dos Passos e Arquidiocese de Feira de Santana constataram a deterioração dos elementos decorativos e efetuaram o isolamento da área externa da igreja, devido ao risco de novos desprendimentos.
A restauração da fachada do templo representa um importante investimento na preservação do patrimônio histórico e cultural de Feira de Santana, promovendo a valorização do espaço urbano e o fortalecimento da identidade local. O objetivo é restaurar a fachada da igreja, assegurando a sua integridade estrutural e estética, o que contribuirá para a segurança da população e o desenvolvimento do turismo na região.
O escopo dos serviços inclui: estabilização e consolidação dos elementos das fachadas, recuperação dos elementos arquitetônicos, recuperação do revestimento em argamassa, recuperação do coroamento da platibanda, dos pináculos e dos demais elementos decorativos das fachadas. O prazo de execução da obra é de seis meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.
Tombamento
Elevada à condição de Santuário Arquidiocesano em maio do ano passado, a Igreja Senhor dos Passos está em processo de tombamento pelo Ipac, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), que descentralizou o recurso para a Conder, responsável por acompanhar e fiscalizar a obra. O templo foi entregue ao público em 1936, com obras ainda por terminar. A construção demorou seis décadas até a inauguração oficial em 1964, quando passou à condição de paróquia.
Em 2010, a Igreja foi fechada, temporariamente, depois de constatados problemas estruturais que representavam riscos aos frequentadores. Na época, o Ipac e a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) realizaram as reformas necessárias e o templo foi reinaugurado em julho de 2012.
Governo do Estado publica Edital de Licitação para obra na Igreja Nosso Senhor dos Passos em Feira de Santana
O Governo do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial deste sábado (15) edital de licitação para contratação de empresa especializada para execução da obra de restauração da fachada da Igreja Nosso Senhor dos Passos, no município de Feira de Santana. A Igreja está em processamento de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult).
A partir da próxima quarta-feira (19), os interessados podem acessar o edital e respectivos anexos no site da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – Conder (www.conder.ba.gov.br), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
O IPAC autorizou a realização de intervenções emergenciais na Igreja Nosso Senhor dos Passos após análises técnicas, realizadas no ano passado, identificarem riscos estruturais no imóvel. As inspeções foram conduzidas em parceria com a equipe técnica da Conder, da Prefeitura de Feira de Santana, Paróquia Senhor dos Passos e engenheiro da Arquidiocese de Feira de Santana.
Para viabilizar as intervenções necessárias à preservação da edificação e garantir a segurança do local, o IPAC descentralizou R$ 1.702.582,00 (um milhão, setecentos e dois mil, quinhentos e oitenta e dois reais) para a Conder, órgão responsável pela obra.

0 comentários:
Postar um comentário