educação

Educação Municipal realiza formação com gestores sobre o Censo Escolar 2025

 

A capacitação foi conduzida por Lênio Lins, chefe da Divisão de Informações Educacionais (DIE)

Na manhã desta segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação com gestores de todas as escolas da rede municipal com foco no Censo Escolar 2025. O encontro, que acontece anualmente, teve como principal objetivo orientar os diretores escolares sobre as atualizações e novas exigências que envolvem o preenchimento dos dados educacionais.

O secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, reforça a importância da participação dos gestores escolares em todas as etapas do processo, garantindo que os dados enviados ao Censo Escolar representem fielmente a realidade das escolas e, assim, assegurem os direitos e recursos destinados à melhoria da educação pública.

A capacitação foi conduzida por Lênio Lins, chefe da Divisão de Informações Educacionais (DIE), que destacou a importância da iniciativa para garantir a precisão e a qualidade das informações declaradas no Censo Escolar. Segundo ele, o momento foi fundamental para identificar dúvidas, entender as principais dificuldades dos gestores e oferecer o suporte necessário para que o processo de atualização dos dados aconteça de forma eficiente.

“Reunimos os gestores para orientar sobre as informações que precisam ser atualizadas no Censo Escolar 2025. Já temos um sistema integrado de educação, mas é nessa fase que fazemos a atualização de dados como o cadastro de estudantes, infraestrutura das escolas, novos equipamentos, reformas, além da atualização de dados dos próprios diretores, como formação acadêmica, especialização, mestrado ou doutorado”, explicou Lênio Lins.

Entre as novidades deste ano estão os novos campos exigidos pelo Censo, como a identificação detalhada de estudantes indígenas — incluindo a origem e a etnia —, além de informações relacionadas a alunos com transtornos, que passam a ser declaradas pela primeira vez. Essas mudanças já foram incorporadas ao Sistema Integrado de Educação e exigem atenção redobrada por parte das equipes escolares.

Lênio ressaltou ainda que os dados do Censo Escolar têm impacto direto no financiamento da educação municipal. “Trabalhamos em duas frentes: primeiro, com o nosso sistema interno, que concentra todas as informações da rede, e depois com a exportação desses dados para o Censo. As informações são fundamentais para garantir os recursos que sustentam e ampliam as políticas educacionais”, destacou.

Os dados coletados influenciam, por exemplo, no cálculo dos repasses financeiros destinados ao município, considerando fatores como o número de alunos, o tempo de permanência na escola (tempo parcial ou integral), o atendimento a estudantes com deficiência ou necessidades especiais e até mesmo a oferta de alimentação escolar.

“Se a escola declara que possui alunos com deficiência e conta com uma sala de recursos, ela passa a ser habilitada para receber investimentos que melhorem a acessibilidade, como rampas, corrimãos e adaptações em banheiros. Também pode pleitear recursos para estruturar melhor o espaço, como a montagem de uma sala de recursos equipada”, exemplificou.

Além dos repasses diretos, as informações do Censo permitem que o município e as escolas sejam contemplados em programas como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Programa de Ações Articuladas (PAR), ampliando as oportunidades de investimento na infraestrutura e no atendimento aos estudantes.

Sobre o Compromisso com a Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.