Durante evento realizado nesta quinta-feira (17) em Juazeiro, no norte da Bahia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou um novo pacote de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado para a saúde no estado. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de diversas autoridades locais e estaduais, Rui destacou a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde, especialmente nas regiões mais distantes.
“Graças a Deus, presidente, o senhor entrou e está ampliando o PAC. Só na seleção passada, já foram três novas policlínicas para a Bahia e o senhor está vendo o quanto isso muda a vida do povo”, afirmou Rui Costa.
Segundo o ministro, a expansão das policlínicas permitirá não apenas a redução das distâncias para exames e consultas, mas também o aumento da quantidade de procedimentos realizados, beneficiando especialmente os moradores do interior do estado.
“Daqui pra Campo Alegre são 300 quilômetros. Isso dá quase quatro horas de viagem pra fazer um exame. Com essa policlínica, a gente vai cuidar melhor da nossa gente e hoje o senhor anuncia que elas vão funcionar até nove, dez da noite, inclusive aos sábados e domingos, pra garantir que o povo pobre tenha acesso ao seu exame, à sua cirurgia, à sua biópsia, à sua ressonância”, acrescentou.
Rui também destacou a transformação ocorrida na saúde pública da Bahia nos últimos anos.
“Quando entramos no governo, a Bahia, com 15 milhões de habitantes, tinha uma única máquina de ressonância magnética pública pelo SUS. Hoje, só nas policlínicas, são 26 ressonâncias espalhadas pelo estado, e até o final do ano serão 29”, afirmou.
Durante o evento, o ministro anunciou um novo pacote de investimentos na área da saúde, totalizando R$ 6 bilhões. Esses recursos serão destinados à construção de 800 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com valor médio de R$ 2,2 milhões cada; à entrega de 7 mil kits de teleconsulta, como parte do processo de digitalização do SUS; e à implantação de 400 unidades odontológicas novas.
“O senhor pediu pra avançar na digitalização do SUS. Com esses kits de teleconsulta, vamos permitir que pessoas em distritos distantes possam ser atendidas remotamente por especialistas que muitas vezes só existem na capital”, explicou Rui.
Além de agradecer à secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, e às lideranças políticas presentes, como a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos, e a deputada federal Lídice da Mata, Rui fez um apelo aos prefeitos que ainda não iniciaram obras previstas na primeira fase do PAC.
“Prefeitos e prefeitas que tomaram posse este ano, por favor, reúnam suas equipes, entrem em contato conosco. Queremos colocar todas essas obras em funcionamento. Obras na saúde, na educação, na infraestrutura. Vamos fazer acontecer”, concluiu.
0 comentários:
Postar um comentário