Aconteceu na última segunda-feira (13) a abertura do 1º Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), em Feira de Santana. O evento que foi realizado no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) contou com presença de agentes Rodoviários Federal, secretaria de educação, estudantes e professores da rede municipal de ensino.
De acordo com a inspetora Michele Alencar o FETRAN é um projeto que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temático trânsito no cotidiano escolar, “O projeto será desenvolvido durante quatro meses nas escolas, onde serão trabalhados quatro eixos da temática transito. Ao final do projeto a escola realizará uma feira com a mesma temática, onde os alunos vão expor os trabalhos que elas produziram e claro que vai convidar os pais, a comunidade escolar para assistir e presenciar”, informa.
Ainda conforme Michele as atividades serão desenvolvidas, “Quem vai trabalhar esses temas com as crianças são as próprias professoras em sala de aulas. Eles vão aproveitar o conteúdo do cotidiano da criança, e vai inserir o tema transito, seja em matemática com estatísticas de acidentes, em redação com produção de textos sobre a importância da segurança do transito, então todos os assuntos serão envolvidos dentro do cotidiano da escola”, menciona.
Que as crianças são o futuro da nação todo mundo já sabe de cor e salteado, e foi pensando nessa expressão que surgiu o projeto, “A gente tem que começa a pensar no futuro, e quem são os motoristas do futuro? São as nossas crianças, os nossos adolescentes, são eles que serão os próximos motoristas. Então se a gente conseguir que eles entendam a responsabilidade que eles têm, a importância que é ter um transito mais seguro, vamos conseguir em um futuro muito próximo reduzir essas quantidades de acidentes”, relata.
Segundo a represente Lucila Carvalho que também esteve presente na abertura do projeto, o principal objetivo do programa é conscientizar os alunos, “Quando eles aprendem esses assuntos na escola, a intenção e que eles disseminem essas informações para as comunidades onde eles vivem, para as famílias a qual eles pertencem e isso faz com que a gente acredite que o transito se torne um pouco menos perigoso do que o trânsito que a gente ver hoje”, comenta.
Para quem não sabe o Festival Estudantil Temáticode Trânsito-FETRAN, tem com um dos seus princípios integrarem a PRF, a escola e a sociedade. O projeto foi criando em 2004 e em Feira de Santana 5 escolas estão inseridas no programa, Jequié e Itaberaba também são contempladas com o plano.

0 comentários:
Postar um comentário